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Técnico em Agrimensura, Licenciado em Química Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), especializado em Ensino de Química pela UnB-Brasília, Especializado em Metodologia do ensino Superior pela FACE-Valença-BA e Mestre em Química Analítica pela UESB. É professor de Química e Matemática na rede estadual e particular na cidade de Jaguaquara no Estado da Bahia.

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A QUÍMICA SEGUNDO EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO EM JAGUAQUARA-BAHIA

ALEX JOSÉ RAMOS DOS SANTOS1(EM)
alexramos.ramos@bol.com.br

1-Especialista em Ensino de Química pela UNB-DF , leciona Química no Colégio Taylor-Egídio e Pio XII na cidade de Jaguaquara-Bahia, é também mestrando em Química Analítica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- (UESB).



1- INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

É de consenso que a aprendizagem de Química no Ensino Médio, na maioria das escolas, não tem sido satisfatória nos últimos anos. O conhecimento de Química deve ter uma finalidade no próprio ato da aprendizagem, que possa servir como instrumento transformador da sociedade. A insatisfação no estudo/aprendizado de Química na cidade de Jaguaquara - Bahia foi instrumento motivador desta pesquisa.

2- OBJETIVOS:

2.1- GERAL

Analisar a importância do estudo de Química como formadora de cidadãos críticos e transformadores
da sociedade.

2.2- ESPECÍFICOS

-Compreender como os alunos do Ensino Médio percebem a presença da Química no seu cotidiano;
-Observar a interferência do conhecimento químico desenvolvido no Ensino Médio.

3- METODOLOGIA

Foi utilizado um questionário com 10 questões subjetivas respondidas por 60 educandos da terceira série do Ensino Médio das principais escolas do município de Jaguaquara no Estado da Bahia, entre Setembro e Outubro de 2007. Foram escolhidos estes alunos por já possuírem uma maior experiência quanto ao estudo/aprendizado de Química. Sendo, portanto uma pesquisa quantitativa.

4- RESULTADOS E DISCUSSÃO


43% veem a Química como Ciência que estuda as substâncias e suas constituições.
74% acham que a Química é fundamental na compreensão do mundo.
56% consideram as escolas sem estrutura para aulas práticas.
88% não compreendem a Química por falta de experimentação.
39% consideram separação de misturas como o conteúdo melhor relacionado com o cotidiano.
65% conseguem relacionar os conhecimentos aprendidos com o cotidiano.

5- CONCLUSÂO

Com o objetivo de contribuir com uma nova postura frente aos educandos sobre o conhecimento da Química e visando a percepção de uma aprendizagem que possa ser utilizada no seu dia-a-dia como instrumento transformador de uma sociedade desigual e seletiva, torna-se necessário uma reflexão quanto aos estilos de aulas ministradas em nossas escolas, priorizando a contextualização e a experimentação dos conteúdos estudados.

6- REFERÊNCIAS



CHASSOT, A.;Sete escritos sobre educação e ciência. Ed.Cortez; Perdizes-S.P.,2008.

SANTOS,W.L.P.;SCHNETZLER,R.P. Educação em química, compromisso com a cidadania.Ed.Unijuí; Ijuí-RS, 2003.

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