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Técnico em Agrimensura, Licenciado em Química Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), especializado em Ensino de Química pela UnB-Brasília, Especializado em Metodologia do ensino Superior pela FACE-Valença-BA e Mestre em Química Analítica pela UESB. É professor de Química e Matemática na rede estadual e particular na cidade de Jaguaquara no Estado da Bahia.

Trabalhos CTE - Ensino Fundamental II

Trabalho 6º e 7º ano

Investigando a pressão atmosférica.
Vamos construir um barômetro?



A atmosfera nos oferece matéria essencial para a vida pelos gases que a compõem e nos protege contra radiações nocivas. Além disso, estamos sujeitos aos seus efeitos, como a pressão gerada pelos gases nela presentes. A atmosfera não é constante, já que não está com a mesma temperatura e a mesma pressão em todos os pontos. Existe sempre a tendência de formar regiões de alta pressão e regiões de baixa pressão. As diferenças de pressão provocam movimentos de massas de ar, acarretando os ventos e as alterações no clima.

Em 1643, o matemático e físico italiano Evangelista Torricelli desenvolveu um barômetro, aparelho utilizado para determinar a medida da pressão atmosférica.

Primeiramente, ele encheu um tubo de aproximadamente um metro de comprimento com mercúrio, e logo em seguida mergulhou o tubo em um recipiente também com mercúrio; então, ele notou que o mercúrio descia um pouco, se estabilizando aproximadamente a 76 cm acima da superfície. Torricelli interpretou essa experiência dizendo que o que mantinha a coluna de mercúrio nesta altura era a pressão atmosférica. A coluna de 76 cm só é obtida no nível do mar, pois a pressão atmosférica varia com a altitude. Com essa experiência define-se que ao nível do mar 1 atm (uma atmosfera) é a pressão equivalente à exercida por uma coluna de 76 cm de mercúrio, em que g = 9,8 m/s². Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico, existem vários tipos de barômetros desde os de bolso aos de alta precisão presentes em estações meteorológicas. Outro exemplo é o altímetro, um tipo de barômetro, amplamente utilizado em aeronaves que indica a altitude de uma aeronave a partir da medição da variação da pressão atmosférica. O uso do altímetro tem crescido especialmente em operações de pouso por instrumentos, quando o piloto não enxerga a pista direito. Quanto mais alto o avião está, mais rarefeita é a atmosfera e, portanto, menor a pressão do ar. Assim, medindo a variação da pressão, chega-se à determinação da altitude, ou seja, a altura do avião em relação ao nível do mar. Fatores como chuvas, ventos e, temperatura, influenciam a pressão e por conta disso, o piloto precisa manter o altímetro sempre calibrado.

Mariana Guelero do Valle
Professora de ciências no ensino fundamental


Construção de um barômetro rudimentar




Materiais

Garrafa PET de 2 litros
• Recipiente de vidro (como os usados para fazer lasanha)
• Três palitos de madeira para churrasco
• Fita adesiva
• Cola quente
• 3 bolas de isopor pequenas
• Uma folha de papel sulfi te
• Caneta hidrocor vermelha
• Régua


Procedimento


• Cortar uma tira de papel de cerca de 3 cm de largura e 20 cm de comprimento e desenhar graduação semelhante à de uma régua.
• Com a fi ta adesiva, colar os três palitos de madeira à garrafa de maneira que fi quem um pouco acima da abertura da garrafa.
• Colar no fundo do recipiente as três bolas de isopor com cola quente, formando um triângulo equilátero.
• Encher o recipiente com água até cerca de 3/4 do seu volume.
• Colocar água na garrafa aproximadamente até o meio, tampar a boca da garrafa com a mão e virá-la ao contrário, mergulhando-a no recipiente com água.
• Retirar a mão e, mantendo a garrafa na vertical, pressionar os espetos contra as bolas de isopor.
• Observar diariamente o nível de água dentro da garrafa e anotar as variações

Trabalho 8º e 9º ano



Determinação da velocidade média de um móvel

Objetivo: Realizar medidade experimentais que permitam calcular a velocidade média de uma gota de água caindo através de óleo de coxinha.

Material

1- Régua transparente de 30 cm.
2- òleo de cozinha.
3- Fita adesiva transparente.
4- Cronômetro.
5- Garrafa PET de 1 L
6´Lápis e papel
7- Conta gotas
8- Água

Procedimento:

1- Despejar o óleo dentro da garrafa.
2- Fixar a régua na posição vertical na parede da garrafa.
3- Pingar uma gota de água dentro da garrafa, acionar o cronômetro quando a gota estiver na marca de 0 cm da régua e desligá-lo quando a gota estiver na marca 30 cm.
4- Calcular a velocidade da gota em cm/s, m/s e km/h.
5- Elaborar um procedimento do experimento.