Quem sou eu

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Técnico em Agrimensura, Licenciado em Química Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), especializado em Ensino de Química pela UnB-Brasília, Especializado em Metodologia do ensino Superior pela FACE-Valença-BA e Mestre em Química Analítica pela UESB. É professor de Química e Matemática na rede estadual e particular na cidade de Jaguaquara no Estado da Bahia.

Experimentos

Gelo e sal
Materiais utilizados

1. Gelo;

2. Sal grosso;

3. Copo de vidro;

4. Dois sacos plásticos de tamanhos diferentes;

5. Água;

6. Copinho descartável de café.

Procedimentos

1. Quebre o gelo em pequenos pedaços;

2. Coloque um copo cheio de gelo moído no saco plástico grande;

3. Encha o mesmo copo com sal e adicione-o aos poucos no saco grande, misture bem até todo gelo derreter;

4. Coloque um pouco de água em um saco plástico pequeno, feche-o e coloque-o dentro do saco maior, de forma que ele fique mergulhado na solução;

5. Aguarde alguns minutos e verifique o que ocorreu no interior do saco pequeno

Ácido, base e indicadores

Objetivo: Identificar ácidos e bases através de indicadores químicos e naturais.
Material:
20 mL de ácido clorídrico
20 mL de hidróxido de sódio
100 mL de vinagre
100 mL refrigerante incolor
100 mL de água sanitária
10 mL de suco de limão
20 g de cal
3 folhas de repolho roxo
1000 mL de água
Fenolftaleína
Azul de bromotimol
Suportes para tubos de ensaio
Papel indicador universal
21 tubos de ensaio
Procedimento:
1- Ferver em 200 mL de água as três folhas de repolho roxo até que o volume de água chegue a aproximadamente a sua metade e aguardar o resfriamento.
2- Em cada tubo de ensaio acrescenta-se 10 mL de cada substância a ser analisada em triplicata.
3- Adiciona-se 10 gotas de cada indicador nas amostras e anotam-se os efeitos observados.
4- Colocar o papel indicador universal nas amostras e anotar o pH.


 Efeitos da chuva ácida

Objetivo: Demonstrar o efeito de ácido em objetos de mármore (CaCO3), simulando os efeitos da chuva ácida.
Material:
01 ovo cru (com casca)
01 béquer de 500 mL
250 mL de vinagre
10 mL de água
Procedimento:
No recipiente, adicional os 250 mL de vinagre aos 10 mL de água e homogeneizar.
Mergulhar o ovo na solução obtida.
Aguardar 72 h, observando a cada 24 horas os fenômenos ocorridos.

Determinação do pH do solo

Objetivo: Avaliar a aplica¬bilidade de uma metodologia para a determinação do pH de solos.
Material:

• bandejas de plástico; - balão volumétrico de 1,0 L • 1 almofariz com pistilo;
• 1 peneira; • béqueres; • 1 colher ;
• pipetas; • baquetas; • funis;
• filtros para café - suco de repolho roxo • solução de CaCl2 0,01 mol/L;
• solução de fenolftaleína a 1% • papel indicador universal; • 1 limão;
• sabão em pó dissolvido em água; . balança analítica;
. Phametro de bancada
Procedimentos experimentais:
Coletar amostras de solo e secar ao sol.
Antes da determinação de pH do solo preparar o branco para a fenolftaleína e o suco de repolho roxo com o limão e o sabão em pó

1- Preparar a solução de CaCl2 0,01 mol/L.
2- Triturar o solo em almofariz e logo após, passar na peneira.
3- Pesar 3 amostras de 10 g de solo.
4- Adicionar 25 mL de cloreto de cálcio 0,01 mol/L a uma massa de 10 g de solo previamente seco, moído e peneirado.
5- Agitar por cerca de 30 minutos.
6- Medir o pH com papel indicador universal, fenolftaleína, suco de repolho roxo e Phametro.
7- Anotar os resultados para elaboração de relatório.

Questões a serem respondidas

1- O solo analisado tem caráter ácido ou básico? Justifique.
2- Utilizando o valor de pH obtido no experimento calcule a concentração de íons H+ e OH- presente no filtrado analisado.
3- As queimadas, agravantes do aquecimento global, são utilizadas na agricultura a fim de preparar o solo para o plantio. Depois da primeira queimada, há um grande depósito de cinzas no solo, o que favorece o crescimento dos vegetais que serão ali plantados. Por que as cinzas das plantas favorecem o plantio das primeiras colheitas?
4- Em solos em que o pH é básico, há maior disponibilidade de cálcio, magnésio e fósforo para as plantas, o que favorece o seu desenvolvimento. Qual a função desses elementos em relação ao metabolismo vegetal?

Fervendo água na seringa
Materiais:
Seringa descartável
Água
Panela pequena
Fogão ou outra fonte de aquecimento

Procedimento:Coloque um pouco de água na panela e aquça-a até cerca de 40º C. Para saber se a temperatura está correta, basta observar atentamente a água e parar o aquecimento quando surgirem as primeiras bolhas de ar no fundo da panela. Puxe um pouco de água (cerca de um quinto do volume da seringa) para dentro da seringa, tomando o cuidado de não deixar entrar nenhuma bolha de ar. Caso você tenha algumas bolhas de ar dentro da seringa, coloque a seringa na vertical com o bico para cima, bata levemente nas suas paredes e aperte o êmbolo da seringa até que elas saiam completamente. Imediatamente tampe a ponta da seringa com um dedo e puxe o êmbolo para trás, com força mas sem retirá-lo completamente da seringa. O que você observa? Solte o êmbolo e observe. Repita o procedimento algumas vezes.

Para pensar
é possível fazer com que a água ferva a uma temperatura menor do que 100º C? O que você está fazendo ao puxar o êmbolo da seringa?

Fazendo cola usando leite desnatado

Material
Dois copos de aproximadamente 200 mL;
1 frasco graduado para medir volume;
2 pedaços de pano de mais ou menos 30 cm x 30 cm que serão usados como filtro;
Bicarbonato de sódio ( cerca de 1 g, usado em cozinhas);
125 mL de leite desnatado;
1 limão;
Algumas folhas de jornal velho.

Procedimento
Comece aepremendo o limão em um dos copos e filtrando o seu suco usando um dos panos. coloque o leite em um dos copos e despeje o suco filtrado de limão sobre ele. Misture bem. O ácido do limão talha o leite. Agora coe o leite talhado no outro copo, usando o segundo pedaço de pano. a massa que você obtém é a caseina.
Para secar a caseina, coloque-a sobre uma folha de jornal. Ela ficará com a consistência de um queijo cremoso. A esta massa, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem. Ele reage com o ácido do limão e forma umas borbulhas que logo desaparecem. Adicione agora 15 mL de água e faça com que a massa ganhe um aspecto homogêneo. Sua cola está pronta. Guarde-a em um frasco qualquer e faça alguns testes. como ela se sai para colar papel? E para colar pequenos pedaços de madeira?