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Técnico em Agrimensura, Licenciado em Química Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), especializado em Ensino de Química pela UnB-Brasília, Especializado em Metodologia do ensino Superior pela FACE-Valença-BA e Mestre em Química Analítica pela UESB. É professor de Química e Matemática na rede estadual e particular na cidade de Jaguaquara no Estado da Bahia.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Aproveitamento de óleo de fritura para a fabricação de sabão.


Aproveitamento de óleo de fritura para a fabricação de sabão.

Alana Kaiser1(EM), Alex José Ramos dos Santos1 (FM), Amaray Júnior1 (EM), Gisele Caroline A. Sampaio1 (EM), Sara Daniele B. Ribeiro1 (EM).
1-Colégio Taylor Egídio- Jaguaquara - Ba
sara_dani_totosa @hotmail.com

Palavras Chave: Reaproveitamento, óleo de frituras, sabão

Resumo:

A habitual abordagem do ensino de Química, realizado freqüentemente mediante apresentação de conceitos, leis e fórmulas, normalmente distancia-se do mundo vivido pelos alunos e torna-se vazia de significado. Logo, a inclusão da experimentação no ensino de Química é de grande importância, pois além de demonstrar fenômenos palpáveis e de significados concretos, pode propiciar uma sólida construção do conhecimento pelo aluno e mostrar a relação interdisciplinar da Química com as demais ciências (SCHNETZLER et al; 1995). Com esta preocupação é que foi proposto pelo Colégio Taylor-Egídio, na cidade de Jaguaquara-Ba, a divisão dos educandos das três séries do Ensino Médio em grupos de 15, para a realização de um estudo mais aprofundado de determinadas situações do cotidiano, como a realização de experimentos de baixo custo e de fácil realização. Baseado nisto, foi proposto para a disciplina de Química o estudo da reutilização do óleo de fritura para a fabricação de sabão. O qual foi realizado utilizando-se óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de canola e dendê. Optou-se pela fabricação do sabão com pH menor e próximo do neutro, atendendo portanto as exigências legais do mercado e que não causasse problemas a saúde. Os materiais usados nesse processo foram 4 L de óleo comestível usado nas residências dos próprios alunos, 2 L água, 1/2 copo de sabão em pó, 1 kg hidróxido de sódio (NaOH), 5 mL de óleo essencial. Após a solidificação do sabão realizou-se a medida do pH verificando-se que a receita citada produz um sabão que possui propriedades de limpeza, molhabilidade e espumantes satisfatórias porém com um pH acima do recomendado (pH 7). A partir deste trabalho os educandos passaram a compreender melhor os significados dos conhecimentos Químicos em sua vida cotidiana.

Referências

SCHNETZLER, R. P. e Aragão, R. M. R., Química Nova na Escola. 1995, 1.

VERANI, C.N,; GONÇALVES, D.R.; NASCIMENTO, M.G. Sabões e Detergentes. Química Nova na Escola. Nº 12, p.15-19. 2000.

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