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Técnico em Agrimensura, Licenciado em Química Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB), especializado em Ensino de Química pela UnB-Brasília, Especializado em Metodologia do ensino Superior pela FACE-Valença-BA e Mestre em Química Analítica pela UESB. É professor de Química e Matemática na rede estadual e particular na cidade de Jaguaquara no Estado da Bahia.

domingo, 3 de abril de 2011

Avaliação de algumas características físico-químicas das águas do Rio Casca - Jaguaquara-BA

Alex José Ramos dos Santos1 (FM)*, Sandra Martins de Souza (FM)1 1-Colégio Taylor-Egídio, Av. Dois de julho S/N, Jaguaquara-Ba

Palavras Chave: Educação Química no cotidiano, Parâmetros físico-químicos


Introdução

O ambiente natural e construído são sistemas propícios para o processo de formação educacional, principalmente quando são utilizados exemplos de relevância local1. No ano de 2007, foi desenvolvida uma atividade com os educandos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Taylor-Egídio (Jaguaquara-Ba), com o objetivo de analisar os parâmetros físicoquímicos das águas do Rio Casca no intuito de promover uma situação real de aplicação do conhecimento obtido nas aulas como também, de criar uma conscientização de preservação ambiental.


Resultados e Discussão


Foram coletadas amostras de água em quatro pontos diferentes do Rio Casca, Nascente (A1), antes da zona urbana (A2), centro da cidade (A3) e após a zona urbana (A4).

Figura 1: Áreas de coleta das amostras.


A medida da temperatura foi obtida através de um termômetro comum. Com os resultados obtidos observou-se a variação do pH ente 6,73 a 8,26. No ponto A1 este permaneceu abaixo de 7,0 (ácido) e os pontos A2 e A3, apresentaram pH superior a 7,0 indicando uma basicidade, não esperada, por serem locais com maior concentração de matéria orgânica. No ponto A4, houve uma diminuição do pH em relação aos pontos A2 e A3, que pode ter ocorrido devido a oxigenação sofrida pelas água no percurso do Rio. Após titulação em duplicata das amostras de água com indicador alaranjado de metila e H2SO4 (0,01 molL-1). Calcularam-se as concentrações de HCO3 - presente nas amostras. Já para a determinação da cor das amostras utilizou-se das propriedades organolépticas


Conclusões


Após análise dos resultados os educandos além de colocarem em pratica o conhecimento adquirido nas aulas de Química, observaram e entenderam a necessidade de uma conscientização para a preservação dos recursos hídricos.


Referências


1Pitombo, L. R. M.; Lisbôa, J. C. F.; Química Nova na Escola; v 14, 2001; 31-39. 2Zilmer, F.A.:Varella,R.F,Rossete A. N; HOLOS Enviroment,v.7; n.2; 2007;123. 3 Ministério da Saúde; Manual prático da Analise de água; Brasilia; 2006;35. 4Zuin, V. G.;Loriati, M. C. S.; Matheus, C. E.Química nova na Escola; v. 31, n.1; fevereiro 2009


Agradecimentos


EDUCANDOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO TAYLOR-EGÍDIO (2007). UESB E SEC-BA.

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