Figura 1: Áreas de coleta das amostras.
A medida da temperatura foi obtida através de um termômetro comum. Com os resultados obtidos observou-se a variação do pH ente 6,73 a 8,26. No ponto A1 este permaneceu abaixo de 7,0 (ácido) e os pontos A2 e A3, apresentaram pH superior a 7,0 indicando uma basicidade, não esperada, por serem locais com maior concentração de matéria orgânica. No ponto A4, houve uma diminuição do pH em relação aos pontos A2 e A3, que pode ter ocorrido devido a oxigenação sofrida pelas água no percurso do Rio. Após titulação em duplicata das amostras de água com indicador alaranjado de metila e H2SO4 (0,01 molL-1). Calcularam-se as concentrações de HCO3 - presente nas amostras. Já para a determinação da cor das amostras utilizou-se das propriedades organolépticas
Conclusões
Após análise dos resultados os educandos além de colocarem em pratica o conhecimento adquirido nas aulas de Química, observaram e entenderam a necessidade de uma conscientização para a preservação dos recursos hídricos.
Referências
1Pitombo, L. R. M.; Lisbôa, J. C. F.; Química Nova na Escola; v 14, 2001; 31-39. 2Zilmer, F.A.:Varella,R.F,Rossete A. N; HOLOS Enviroment,v.7; n.2; 2007;123. 3 Ministério da Saúde; Manual prático da Analise de água; Brasilia; 2006;35. 4Zuin, V. G.;Loriati, M. C. S.; Matheus, C. E.Química nova na Escola; v. 31, n.1; fevereiro 2009
Agradecimentos
EDUCANDOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO TAYLOR-EGÍDIO (2007). UESB E SEC-BA.
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